top of page
Botton40mm.png

BLOG

Boas-vindas!


casa, esquadria de madeira, telhas

Projetar portas e esquadrias evita ajustes na instalação e assegura a tranquilidade no abrir e fechar


Versátil, a madeira é um dos materiais preferidos para portas e esquadrias por agregar aconchego aos projetos. A matéria-prima atua também como isolante termoacústico, além de ser renovável.


Para portas de entradas principais, os modelos maciços são os mais indicados, mais resistentes às intempéries. Entre os tipos, além da madeira de demolição, muito empregada nos projetos personalizados, as nobres são as mais recomendadas, como cedro-rosa, freijó e cumaru.


Outra dica é informar-se se o fornecedor utiliza o cerne da árvore, para garantir resistência e durabilidade. A escolha do tipo é importante porque há espécies que empenam com facilidade, trincam e são mais suscetíveis a cupins, fungos e brocas.


Além disso, a impermeabilização é fundamental para protegê-la de umidade e pragas em geral. Para não comprometer a harmonia da casa, é preciso manter a mesma padronagem da madeira para batentes, guarnições e esquadrias.


A instalação é um dos itens que requer mais atenção. Batentes fixados fora de prumo e do esquadro farão com que a porta seja cortada ao ser instalada. Esses ajustes na folha da porta podem comprometer sua estrutura, deixando-a fora dos padrões de qualidade do fabricante.


ACESSOS INTERNOS

Nas áreas internas da casa, lembre da acessibilidade, recurso cada vez mais empregado nos projetos e que não pode ser esquecido ao se definir as medidas dos vãos e das portas.


A altura é um quesito importante para acompanhar as metragens do pé-direito. As alturas dos acessos estão maiores que o padrão de 2,10 m, atingindo 2,50 m, 2,60 m e até 2,80 m. Como a personalização está em alta, quase 100% das esquadrias fornecidas possuem medidas fora do tradicional, adaptando-se às diversas propostas arquitetônicas.


porta de madeira, porta de correr
Foto/Divulgação Eucla

Veja mais na edição 199 da revista Construir.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Exibidas

Comments


bottom of page